sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Marrocos!

Mais um sonho realizado! Parece clichê falar isso, mas é verdade que eu sempre quis conhecer o Marrocos! Ok, pra ser mais honesta, tenho essa vontade desde que assisti “O Clone”. Quando a oportunidade apareceu, agarrei com as as mãos e os pés e lá fui eu nessa aventura!

Fui com uma excursão de ônibus. Fomos de Portugal até a ponta da Espanha, e então atravessamos para o Marrocos de ferry boat. Nossa primeira parada foi em Rabat, capital do país. Nesta cidade visitamos o Casbá dos Oudaias, as Ruínas da Necrópole de Chellah (datam do séc. III a.C.), além do Mausoléu de Mohammed V (que não tem nada de "mausoléu" hehe) e a Torre de Hassan.
Casbá dos Oudaias
Ruínas da Necrópole de Chellah
Mausoléu de Mohammed V
Torre de Hassan

Próxima parada: Casablanca. Esta é a maior cidade de Marrocos e fica na costa Atlântica do país. Nessa cidade visitamos a Mesquita Hassan II que é o templo mais alto do mundo e o segundo maior em tamanho (só fica atrás da Meca). Me senti uma anã, é uma construção monstruosa e riquíssima!!

Mesquita Hassan II

Finalmente em Marrakech, conhecemos a Mesquita de Koutoubia, o Palácio El-Bahia, o Jardim de la Menara, a Praça Jemaa el-Fna (uma das mais movimentadas da África) e finalmente a fantástica Medina de Marrakech, que é o maior mercado tradicional do país (aparecia na novela, lembram?). Esse mercado é inexplicável!! É muito exótico, a atmosfera é completamente diferente. Os vendedores negociando, as mobiletes passando, a correria, a música, as mercadorias, as ruas estreitas que formam um verdadeiro labirinto. É fantástico!!

Jardim de la Menara
Medina

Praça Jemaa el-Fna (olha a naja! auehauehae)
Mesquita de Koutoubia
Palácio El-Bahia

Depois de alguns dias de viagem e todas essas visitas turísticas, partimos para o Deserto do Sahara. Foram cerca de 400km de Marrakech, mas a viagem demorou em torno de 9 horas por conta das montanhas. As estradas são cheias de curvas e penhascos. Próximo ao início das dunas, visitamos uma aldeia árabe muito peculiar. Descansamos e comemos em um pequeno hotel e depois partimos para dentro do deserto com os camelos, ou melhor, dromedários. Foram cerca de 2 horas de camelo até chegar às tendas. Essa ida foi espetacular! Pegamos sol, garoa e tempestade de areia!! Algo que eu nunca tinha imaginado ver na minha vida!!! Foi muito empolgante! A adrenalina de estar em cima de um camelo também deu um frio na barriga enorme!! Chegamos às tendas a tempo de ver o pôr do sol. Passamos a noite no acampamento onde alguns membros da aldeia nos prepararam chá de menta e um couscous marroquino! Passamos o restante da noite ao redor de uma fogueira, conversando e ouvindo os árabes cantando e tocando seus instrumentos de percussão típicos.

O céu no deserto é absolutamente a coisa mais linda que eu já vi na vida e provavelmente das que eu ainda vou ver!! Chega a ser quase branco de tantas estrelas brilhando!! A lua estava muito amarela e minguante. Vimos em cerca de alguns minutos ela descer atrás das dunas, como mágica! A noite foi fria, acho que atingiu cerca de 2° ou 3°C no final da madrugada. Levantamos a tempo de ver o nascer do sol, tomamos um café da manhã muito saboroso preparado pelos árabes e fizemos nossa viagem de retorno com os camelos. Chegando na aldeia, nos arrumamos e voltamos para a Marrakech. No meio do caminho, fizemos várias paradas na estrada que leva às Montanhas de Atlas. Essas montanhas formaram-se quando a África e a América colidiram, e foram uma cordilheira muito mais alta do que o Himalaia é hoje. A vista da cordilheira é fantástica!!! É muito frio lá em cima, mas vale muito apena o esforço!

Atlas Mountain

Então, de volta à Marrakech, dormimos novamente no hotel e pela manhã tivemos um tempo livre onde aproveitei mais um pouco da Medina. O retorno à Évora foi tranquilo, mas acho que todos estavam com vontade de ficar lá um pouco mais! Foram 6 dias de viagem inesquecíveis!! Espero que um dia todos vocês tenham uma oportunidade como essa, Ishalá! Colocarei as outras fotos em breve no facebook =D.