sexta-feira, 25 de julho de 2014

Eu me lembro muito bem, como se fosse amanhã...

Nesta última noite antes de dormir, fechei os olhos e rememorei alguns dos momentos que mais gostei de viver. Às vezes faço isso, de tempos em tempos, relembro as pessoas e os momentos pra que eles simplesmente continuem vivos na memória, pra que eu tenha certeza de que eu vivenciei aquilo. Tenho medo que daqui 30, 50 anos eu perca todas essas lembranças.

Um espetáculo na janela da cozinha

Sabe, eu me considero uma pessoa de sorte. Quem tem sorte, não precisa ter muito dinheiro. A gente encontra um jeito de ser feliz dormindo em uma barraca, bebendo um vinho barato, ou mesmo o velho barreiro, comendo pastel de camarão a dois reais e pegando fruta do pé se for preciso. Não sei se a palavra é sorte, mas eu me sinto sortuda por muitas vezes ter sido tão feliz com pouco. 
Sorte mesmo são as pessoas que eu encontrei! E é engraçado como elas apareceram na maioria das vezes totalmente por acaso. Naquele dia em que você sai de casa acreditando que nada de novo vai acontecer, você pode conhecer alguém que vai fazer sua vida ser bem mais interessante ou até mesmo mudar o rumo dela! Há também aquelas pessoas que sempre estiveram por ali, mas só no tempo certo entraram na sua vida. A vida surpreende! As coisas podem acontecer do jeito mais inusitado possível, mas elas acontecem, porque as pessoas precisam se encontrar, e a vida vai dar um jeito pra isso. Assim aparecem os grandes amigos, os mestres, as paixões, os amores.
Talvez ser feliz não seja algo tão difícil. A felicidade é um estado de espírito a ser desenvolvido. O pouco que se tem pode se transformar em muito se você tiver por perto as pessoas certas e souber apreciar as pequenas coisas. A frase parece óbvia, mas não significa que seja compreendida de fato. Eu precisei de alguns anos para entender que o céu estrelado do interior pode ser mais bonito que os brilhos da Torre Eiffel a noite, que o parquinho da praça pode ser mais divertido que muitas festas por aí, e que um simples churro de R$2,50 (doce de leite, açúcar e canela, por favor) pode ser bem mais gostoso que o tal do petit gateau. Curioso.
Para terminar o texto, quero contar o que eu mais aprecio nessas imagens gravadas na minha memória: os olhares e os sorrisos. O olhar é a forma mais primordial de empatizar que existe. É instintivo, acontece em muitas espécies e também entre espécies diferentes. O olhar sincero e um sorriso, sempre que ele for possível. É aí que você transmite a sua energia, é a oportunidade que você tem de passar uma mensagem sem letras, sem som, que ecoa bem fundo nas pessoas. A linguagem verbal transmite pensamentos, a não verbal transmite sentimentos. Se você estiver aberto para perceber isso, sua vida será incomum! Sinta a energia das pessoas.
Às vezes não conseguimos fazer o que queremos, dizer às pessoas aquilo que pensamos. Temos tantos filtros, tantos bloqueios, barreiras internas e externas... somos aprisionados por nós mesmos. Mas que nós não deixemos essas mazelas atingirem o nosso Eu mais verdadeiro, aquele que consegue ser sincero, principalmente consigo mesmo. E que ele transpareça sempre mais olhares e sorrisos sinceros, destes eu prometo me esforçar muito pra nunca esquecer!

Um comentário:

Obrigada pelo seu comentário! :)